sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Habilidade, persistência e humildade: Rafael Safons (Baby)


Rafael Safons, conhecido também como Baby, filho da dona Neida e do seu Orlando, paparicado pela avó Irma Ferreira, pela tia Cacau e noivo de Laura Lugarini.
Criado e ainda morando na Vila Nova no Alegrete, Baby é um recordista de prêmios. Com apenas 29 anos de idade, já possui 4 carros, 23 motos e muitos prêmios em dinheiro na carreira vitoriosa.

Uma das particularidades de Baby, que é extremamente lidador, campeiro de fato, lida com gado e entende muito de cavalos mansos, não apenas de aporreados.

Carreira iniciada deste cedo nos rodeios, aos 16 anos, incentivado pela mãe e montando por “brincadeira” em marcações de gado. Nesta época foi morar em São João Batista (SC) com o veterinário - e notável juiz de rodeios - Glenio Pereira (hoje falecido), e naquelas bandas também conheceu seu primeiro e grande professor de rodeios Rodrigo Silva (Xiru), dono da “Tropilha Aparecida”. Logo depois já iniciou sua história em rodeios com Alex Ribas (Xuxa).

Em 2011 sofreu uma lesão na cartilagem peito, ao bater na cerca, mas parou poucos dias. Em 2015 em um rodeio no Paraná, uma égua se “planxou” e lhe quebrou o pé em 7 lugares, ficando 9 meses parado. Após retornar participou de 5 rodeios, em Santa Maria caiu na semifinal, em Charqueadas sagrou-se campeão, no Paraná ficou em 5° lugar, em Piratinga caiu na semi novamente e no Garrão do Pampa caiu na classificatória.
Agora no mês de novembro apartando potros na mangueira, estava a cavalo e se pechou com outro animal e sofreu uma nova lesão, uma luxação na canela.  NÃO é grave, pois logo já estará voltando, em dezembro já inicia tratamento para fortalecimento.



Rafael Sofons x El bico Blanco (Trop. Lá Serena de Beruti)

Entre os títulos mais importantes de sua carreira, destaca-se o de Vacaria (Carro); Jaguarão (Carro); Santa Maria - Espora solidária (Carro); Morada do Sol (Carro); Osório; premiação por 3 anos na Semana criolla del prado (URU); Conesul; Praianos.

Baby diz que temos atualmente grandes reservados pelo RS, ressaltando o “Esperança” de Diego Lima, “Maluco da Costera” de Luciano Rolante e Jomar Souza e “Raposa da Guabiju” de Talles Guerra, Raposa que considera um “sonho particular” se topar.


Baby coleciona invictos, e tem convicção que o melhor animal que já montou foi o Combate, sendo 4 vezes, parando em 3 e caindo 1.
Tirou o invicto de uma égua que fez fama na modalidade de Gurupa Trasnochera da Tropilha Minuano, Feiticeira , Patrício, Maragata, da Tropilha Guabiju, Maluco, da Tropilha Costeira, El Pampa, Negrita e Pirata da Tropilha da Grota, Lá Tômbola, Entonado, Manguita, Esperança da Tropilha Setenta, Sossego e Santa Clara da Tropilha da Floresta, Arroto da Tropilha Maleva, La Pimienta do Leon (Uruguaio), Ruiva da Tropilha Gaucho Batovi, Curunilha da Tropilha Minuano, dentre outros. 

Dentre os ginetes da atualidade, Baby destaca Felipe Felix, Francisco Neto (Tizio) e Willian Borges (Gago), além de seus ídolos Fabio Oliveira, Renato Petim e Renato Fagundes.

Sua rotina diária é ferrar cavalos, atividade que não pretende abandonar, além de lidar com os animais e participar apenas de rodeios onde a gineteada seja valorizada.

O que lhe move a buscar evolução dentro da gineteada é simplesmente a adrenalina de montar em um cavalo brabo e a vontade de vencer desafios. Também sonha em montar o rodeio de Jesus Maria.


Afirma que o segredo para o sucesso é simplicidade aliado a humildade, e ressalta que não devemos desistir de buscar nossos sonhos, sejam estes quais forem.
Baby sabe do que fala, ele nunca desistiu e “Buscou” seus próprios sonhos. Com simplicidade, humildade e muito talento.



Reservado Ibirapuitã


Alex Ribas (Xuxa), Tropilha Praiana

Pessoa de fundamento com os amigos, ginetes, família e Humilde.
A sua família, sem comentários, pai, mãe, vó, tia...Hospitaleiros, de família humilde e nunca perdeu a humildade. Uma grande pessoa que qualquer tropeiro quer ao seu lado ou um amigo.


Laura Lugarini, Noiva

Estamos juntos há pouco mais de 1 ano, mas nos conhecemos há 6 anos. Desde sempre o admirei como pessoa e como ginete, por sua humildade e caráter.
O Rafael é super dedicado e focado nos seus objetivos, talvez por esses motivos tenha conquistado tudo o que tem através da gineteada...Não é somente "sorte", é resultado de esforço! Além de tudo, me incentiva a ser sempre melhor. Eu sou muito grata por ter uma pessoa como ele ao lado todos os dias, sou sua fã numero 1 e continuo torcendo e incentivando ele a fazer aquilo que ama e faz de melhor.

Darci Renato Petim, Ginete

Grande pessoa e ginete, um amigo, merecedor de todos os títulos já conquistados e ainda ganhará muito mais, um exemplo a ser seguido.

Heitor Lugarini, Tropilha Maleva

Ao mesmo tempo que é muito fácil falar do que é bom é muito difícil. Pra mim Messi da gineteada...
Uma mistura de muito mas muito talento e habilidade com muta humildade...Rafael Safons se resume em um grande homem do bem... Um homem a cavalo!
"Nem melhor nem pior, simplesmente diferente".

Patrick Freitas, Narrador

Rafael Safons, " O gurizinho da Alegrete", pessoa de educação extrema, muito profissional na parte da gineteada, com visão que poucos tem, tanto da gineteada em si, quanto o que ta fazendo na hora, ginete de muito recurso, prova disso é a quantidade de cavalos diferentes que já parou, campeão de praticamente todos os lugares onde passou, Narrei montarias dele histórica, Maluco na final de Lagoa Vermelha, já viajamos muito juntos, inclusive para o Mato Grosso, e também tive a infelicidade de ser o narrador na hora que se machucou em Campo Largo, mas por outro lado tive o prazer de narrar o seu retorno no mesmo estado alguns meses depois.
Sempre torço por ele e desejo saúde, melhoras e retorno breve.

Leonardo Leote, Ginete


Um cara bueno, amigo, companheiro de rodeio e viagens, ginete por excelência sabe fazer um cavalo fraco pular, é firme quando pega um cavalo duro de parar, prestativo na hora de ajudar um amigo no palanque.


Raul Bitencourt, Narrador


Pra mim é me remeter a o 29°Rodeio Internacional da Vacaria, eu estava à frente da organização da gineteada e consequentemente narrando e tive o privilégio de narrar todas as montarias que lhe deram o título. Mas não só pelo ginete, pois é um caráter incrível um cidadão, um amigo dos amigos, tenho inúmeras passagens com ele pelos rodeios a onde ele sempre se mostrou um grande ginete mas acima de tudo um homem de princípios. O que na minha opinião o torna um dos ginetes mais queridos entre todos.













3 comentários:

  1. Um dos melhores da atualidade e assim mesmo a humanidade em pessoa Parabéns baybe
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Q foto na tostada do início da reportagem, é na Quebra Queixo, égua brasileira da tropilha Minuano, que nos representa neste campeonato como primeira e única tropilha estrangeira a participar desta festa.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores que conheço grande pessoa amigo dos amigos
    Abraços e melhoras beybe

    ResponderExcluir